quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Os direitos dos pequenos brasileiros


Este livro é realmente importante, pois traz um retrato social das mazelas do Brasil as informações contidas no livro nos apresentaram este país de contraste tão grande.
Uma das maiores economias do planeta, e ao mesmo tempo um dos lugares mais socialmente injustos para se morrer.
Dimenster procurou focar sobre as questões sociais e seu impacto na vida dos pequenos brasileiros, das crianças. Partiu da declaração universal dos direitos humanos até onde os nossos olhos não enxergam, direitos humanos são lindos nos papeis da constituição brasileira, pois na realidade muita criança não tem acesso a seus direitos básicos para ter o mínimo de dignidade.
Falta-se dinheiros para conseguir comida, muitos familias colocam seus filhos nas ruas e exige que eles consigam, de alguma forma obter os recursos necessários e, ao voltar para casa, assumir responsabilidades antes destinadas aos adultos. Se a criança esta na rua, engraxando os sapatos, vendendo balas no semáforo, se prostituindo nas esquinas das grandes metrópoles ela realmente esta longe do lugar, onde realmente deveria estar.
Agora, a pergunta que nos resta...
Qual será o futuro desses pequenos cidadãos brasileiros?

Violencia

No século XXI a violência está mais do que estampada na sociedade brasileira. Violência de todos os tipos e graus contra crianças, moradores de rua, idosos e adultos. Mas nestas circunstâncias, nós iremos cobrar paz e segurança de quem? De nossos políticos ou de nós mesmos, cidadãos que formam esta sociedade?
A desigualdade em nosso país é de grande tamanho, gerando assim revolta e por trás disso a violência de todos os tipos. Desde os nossos ancestrais (índios e negros) que foram desfavorecidos por governantes brancos, que apenas os julgavam máquinas de trabalho, tirando tão precocemente direitos inalienáveis de uma vida digna. Onde miséria e fome fora ficando cada vez maiores e imperadores e reis de forma geral enriquecendo.
Os séculos foram se passando e algumas pessoas da sociedade cada vez menos desfavorecidas. Mas parece em alguns aspectos o Antigo Regime que se mantêm em plena Idade Contemporânea.
Muitas crianças são vistas com um olhar indiferente pela sociedade. Crianças abandonadas sendo punidas por policiais, políticos e até mesmo pela população. Punição de todas as formas, as mais incorretas. Onde está a coerência destas pessoas?
O governo deveria investir mais no bem comum destes pequenos cidadãos. Em melhores escolas, no lazer, na segurança e proteção, não apenas serem violentadas por emitirem uma imagem simples, pois por trás desta são apenas crianças frágeis.
O nosso dever é ajudar a nossa sociedade colaborando com o bem comum de todos, desprezando qualquer tipo de violência.